quarta-feira, 11 de outubro de 2017

TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA


Não é de hoje que a preocupação com a saúde ultrapassa os aspectos físicos da cura. Uma enfermidade afeta toda a qualidade de vida de um indivíduo, e muitos profissionais do campo médico têm se atentado para este fator, principalmente quando o assunto são cuidados com doenças graves, como o tratamento do câncer de mama.
Para um amplo cuidado com as pacientes, integrantes da comunidade médica têm lançado olhares para tratamentos complementares que podem ajudar no bem-estar de mulheres que estão tratando o câncer de mama.
No post de hoje, confira algumas terapias alternativas para tratar o problema e entenda por que elas são importantes para o bem-estar da mulher:

Por que optar por terapias alternativas?

Uma série de fragilidades no aspecto emocional e físico atingem as mulheres afetadas pelo câncer de mama. Nesse momento, além do tratamento por meio de quimioterapia, alguns cuidados adicionais podem deixar a relação com a doença e com o próprio corpo mais leve e menos dolorosa para a mulher, seus familiares e amigos próximos.
Quadros de depressão, dores fortes e desconfortos causados pela quimio podem ser amenizados com a inserção de algum tratamento complementar, inclusive em casos de doenças como o câncer. Você conhece algum desses tratamentos complementares alternativos que podem auxiliar no tratamento do câncer de mama?
Veja a lista que preparamos e saiba como sugerir formas de melhoria de qualidade de vida para seus pacientes:

1. Meditação

O primeiro passo para compreender os benefícios dessa prática é se desvencilhar da ideia de que meditação é coisa de monge. Ela pode ser parte da rotina de qualquer pessoa e consiste na busca de relaxamento mental por meio da concentração e foco.
Mesmo sessões curtas de meditação feitas diariamente podem trazer benefícios para mulheres em tratamento do câncer de mama, pois elas amenizam quadros de ansiedade, melhora a respiração, deixando-a mais profunda e equilibrada, o que reflete positivamente na frequência cardíaca.

2. Acupuntura

A acupuntura é um tratamento feito com a introdução de agulhas em pontos precisos do corpo. Ela pode trazer melhorias justamente nos efeitos dos tratamento tradicionais como quimioterapia e radioterapia, pois alivia náuseas e fadigas.

3. Musicoterapia

Esta terapia complementar realizada com a utilização da música para tratamento de problemas físicos e emocionais pode auxiliar as mulheres que estão em processo de cura do câncer. Ela auxilia na melhoria do humor e no equilíbrio das emoções.

4. Receitinhas de vó: escalda pés e chás

Além destas alternativas de cuidados, também é importante refletir que uma pessoa que faz o tratamento do câncer de mama precisa de um olhar de atenção e afeto, por isso vale investir em receitinhas de vó, como o chá de hortelã para aliviar náuseas e o escalda pés para trazer relaxamento ao corpo.
Entre outras como : Massagem, Terapia de relaxamento, Ioga, Tai chi, Reflexologia, Aromaterapia, Arteterapia, Tratamento com Florais, Reiki, Coach de Saúde .

São cuidados simples que podem aliviar e muito a tensão do tratamento tradicional, mas lembre-se que é importante conversar com um médico antes de iniciar qualquer tratamento alternativo. Estas possibilidades de auxílio não substituem o cuidado adequado, que deve ser atribuído a uma equipe médica qualificada.

Fonte: http://www.hipolabor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário