quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Acupuntura para Zumbidos no Ouvido

Som de apito, barulho de cachoeira ou de semelhante ao de uma cigarra, chiado constante e sensação de ouvido tapado. Essa são apenas algumas variações mais comuns do zumbido no ouvido, um problema que perturba a paz de um número surpreendentemente grande de pessoas em todas as faixas etárias.
De acordo com especialistas, o problema costuma surgir devido a danos causados aos ouvidos médio e interno, já que os dois trabalham em conjunto. O ouvido médio, por exemplo, capta as ondas sonoras, enquanto o ouvido interno transmite os impulsos para o cérebro.
Logo, se acontecer algum dano a eles, a forma como o cérebro capta e processa os sons pode mudar. Várias condições médicas, aliás, podem causar esse transtorno na percepção do som.

Causadores do problema


O zumbido pode surgir, por exemplo, como consequência de uma depressão, de uma crise de ansiedade ou estresse. Ele também é comum quando se faz uso prolongado de fones de ouvidos ou se escuta algum som muito alto. Nesses casos, ele pode significar que danos ou perda da audição.
Mas, claro, esses estão longe de serem os únicos motivos que podem levar você a ouvir zumbidos internos constantes. Abaixo você confere algumas das principais razões para o problema:
. Perda auditiva causada pelo envelhecimento que é mais comum a partir do 60 anos;
. Otosclerose, que ocorre quando há endurecimento dos ossos do ouvido;
. Tumor no cérebro e que afeta o nervo auditivo ou tumor no ouvido;
. Cera no ouvido;
. Problemas de circulação;
. Distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão;
. Acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos;
. Pressão alta.
. Em casos mais raros: Doença de Ménière, mau funcionamento da articulação da mandíbula ou após traumatismos na cabeça e do pescoço, que podem afetar os nervos responsáveis pela audição.

Tratamento


Para a acupuntura e as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o zumbido ou tinido pode ter como origem diversos fatores que não incluem o sistema auditivo, como o bloqueio de algum canal de fluxo de energia ou tensão muscular na região da coluna cervical, ombro, pescoço ou mesmo na cabeça. Em algumas situações, é recomendável fazer um tratamento multidisciplinar.
De acordo com os especialistas nesta prática, existem várias formas e procedimentos para conduzir o tratamento do zumbido por meio da acupuntura. Entre elas, inclui-se a estratégia que combina a manipulação de pontos aplicados na região auricular, a fim de regular o funcionamento dos nervos auditivos e reduzir, ou até mesmo eliminar a queixa. Para a medicina tradicional, o ouvido é o local de reunião das energias ancestrais. Caso este canal esteja vazio, a energia caminha para a parte baixa do corpo, provocando o zumbido. Deve-se então, tonificar o ponto do pulmão. Na situação de a origem do incômodo ser alguma perturbação energética, os pontos estimulados serão: a região pré-auricular, os pontos da circulação-órgãos sexuais, fígado, assim como o da vesícula biliar. Wilson Faustino Illa, psicólogo acupunturista e diretor do Centro de Psicologia e Terapias Integrativas (CEPTI-PR).
Agende uma avaliação e entenda qual é o teu caso e como a acupuntura pode te ajudar
Espaço Terapêutico Memento Vivere
(11)4582-5745 (11)97026-6585



    htmlsig.com
Memento Vivere - Espaço Terapêuticospamementovivere@gmail.com / (11) 97026-6585 (11) 4582-5745
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e visite o nosso site
Av. Santo Ceolin nº 381 complemento 80, bairro dos Fernades, Jundiaí -SP
Facebook Instagram Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário