sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Acupuntura para Labirintite

Estudo: acupuntura alivia tonturas e vertigens


Acupuntura é segura e eficaz para o tratamento de tonturas e vertigens para pacientes de pronto-socorro. Medidas subjetivas e objetivas documentam resultados positivos significativos do pacientes em uma investigação recente.
A Escala Visual Analógica (VAS) de tonturas e vertigens, Dizziness Handicap Inventory (DHI) e HRV (variabilidade da frequência cardíaca) mostram que a acupuntura tem um efeito terapêutico imediato e significativo.
Os pesquisadores observam que, embora a acupuntura tenha sido utilizada para o alívio de tonturas e vertigens por mais de mil anos, poucos estudos modernos investigaram este fenômeno clínico.
O objetivo do estudo foi determinar a segurança e a eficácia da acupuntura para o tratamento de tonturas e vertigens no Departamento de Emergência de um hospital. Os pacientes foram recrutados do Departamento de Emergência no Hospital de Changhua, Taiwan.
Os pesquisadores recrutaram 60 pacientes para este estudo.
Todos os pacientes foram selecionados por um otorrinolaringologista e um neurologista para os critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão foram tontura, vertigem, síndrome de artéria vertebrobasilar, Doença de Ménière e neurite vestibular.
Os pacientes foram divididos em grupos de acupuntura e controle. Os pacientes do grupo de acupuntura receberam aplicação nos pontos de acupuntura E36 (Zusanli) e PC6 (Neiguan), sendo utilizadas agulhas de acupuntura descartáveis, 0,25 x 40 mm. As agulhas foram estimuladas manualmente para alcançar a sensação de qi.
O tempo de retenção de agulha foi 30 minutos por sessão de acupuntura.
O grupo controle recebeu acupuntura sham. Patches de sementes foram aplicados a áreas aproximadamente 1 cm distais aos pontos de acupuntura reais. Massagem e acupressão não foram aplicadas para ambos os grupos.
O estudo demonstra que a aplicação da acupuntura PC6 e E36 resulta em reduções imediatas no desconforto e melhorias de VAS para tonturas e vertigens.

Segundo os pesquisadores, o “estudo fornece evidências clínicas sobre a eficácia e segurança da acupuntura para tratar a vertigem e tontura, no departamento de emergência.”

A escolha de pontos de acupuntura é consistente com a teoria da medicina tradicional chinesa (MTC).
O ponto PC6 é indicado para o tratamento de náuseas, vômitos, asma, garganta inchada e dolorosa, epilepsia, dores nas costelas e tórax, gastralgia, soluços, palpitações e asma. O ponto PC6 está localizado 2 cun acima da dobra transversal do punho, entre os tendões do palmar longo e flexor radial do carpo.
O ponto E36 localiza-se 3 cun abaixo do ponto E35, próximo à crista anterior da tíbia no músculo tibial anterior. Este ponto E36 é indicado para o tratamento da gastroenterite, úlceras, dor de barriga, distensão abdominal, constipação, dispepsia, hipertensão, epilepsia e apendicite.

Conclusão dos autores do estudo



Acupuntura apresentou efeito imediato após 30 minutos de tratamento, reduzindo significativamente o desconforto e a Escala Visual Analógica de tonturas e vertigens.

FONTE http://www.hong.com.br


     htmlsig.com
Memento Vivere - Espaço Terapêuticospamementovivere@gmail.com / (11) 97026-6585 (11) 4582-5745
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e visite o nosso site
Av. Santo Ceolin nº 381 complemento 80, bairro dos Fernades, Jundiaí -SP

Facebook  Instagram  Youtube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário