segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Acupuntura para Bursite



Tratamento de Bursite no Ombro com Acupuntura


Atualmente vem crescendo o número de casos de pessoas que sofrem com dores articulares, uma boa porcentagem se queixa de dores no ombro. O ombro pode ser o centro de uma variedade de lesões, a saber: estiramento, inflamação, fibroses, lesão incompleta ou completa do manguito rotador, associada ou não a degeneração articular. São várias as causas que concorrem para o desenvolvimento desses distúrbios, entre as quais a bursite que consiste na inflamação da bursa, pequena bolsa que permite o deslizamento de estruturas no ombro.
Tem sido descrita em associação com exposição a movimentos repetitivos de braço, elevação e abdução dos braços acima da altura dos ombros (MENDONÇA JR. e ASSUNÇAO, 2005). Segundo Parker (2007) a bursite ocorre quando há um atrito de dois ossos do ombro, comprimindo alguns tendões desta articulação ao movimento de levantar, flexionar ou estender o braço, resultando então na inflamação da bursa. Isso acontece devido a movimentos repetitivos, lesões nas estruturas que fazem os movimentos articulares, o uso inadequado do ombro em alguma atividade entre outros.
Pode ser tratada com diversos tipos de tratamento, e o que vem se destacando e mostrando grande eficácia é o uso da acupuntura. A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que trata diversas doenças. Com base que toda patologia provém de desequilíbrios no fluxo de energia do corpo, e para promover o equilíbrio aplica-se agulhas finas em pontos específicos que liberam mecanismos de ação e ativam nervos aferentes dos músculos, a liberam fibras, neurotransmissores e neuro-hormônios.
Ficou sendo conhecida no ocidente pela sua eficiência no tratamento das dores musculoesqueléticas. Porém, muitas outras condições clínicas podem se beneficiar deste tratamento (MEDEIROS e SAAD, 2009). Existem muitas doenças ortopédicas em que se pode usar a Acupuntura como forma de tratamento, e a bursite no ombro é uma delas. Seus sintomas apresentam-se como dor em torno da articulação, abrangendo quatro tendões do manguito rotador. Qualquer alteração, inchaço, lacrimejamento ósseo ao redor dos tendões provoca dor, principalmente ao mover o braço acima da cabeça, nas costas ou para frente. É um problema comum, com uma prevalência de 6,9 a 34% na população em geral e 21% mais de 70 anos. Representa 1,2% de consultas médicas, e ocupa a terceira posição após os sintomas de lombar e cervical como causa de consulta musculoesquelético (RIVERA et al., 2009).
As patologias nas suas diversidades de apresentação sempre acompanharam o homem ao longo de seu processo de transformação. Sob esse aspecto, é possível entendê-las como forma de expressão de vida e são impulsionadas pelas memórias-sócio-genéticas, cada cultura cristalizou as suas próprias formas para tratá-las (BOTELHO, 2005). Desta forma, este trabalho objetiva realizar uma revisão bibliográfica sobre o tratamento da acupuntura para bursite no ombro, bem como conceitos, princípios, métodos, processos de execução, benefícios, materiais utilizados, número de sessões, e outras formas de tratamento dentro da medicina tradicional chinesa.
Dentre todas as pesquisas encontradas, pode-se constatar a eficácia da acupuntura para o tratamento da bursite no ombro, é uma técnica que tem ação direta sobre a função do organismo, e pode ser utilizada como meio único de tratamento ou utilizar como tratamento auxiliar de qualquer outra terapia. Essa constatação vem sendo demonstrada por uma experiência multidisciplinar dos orientais e avaliada por estudos clínicos e experimentais dos ocidentais.  
Estudos científicos revelaram as seguintes ações da acupuntura: analgesia e regulação de várias funções fisiológicas. A literatura médica fornece dados suficientes para se afirmar que a acupuntura age por mecanismos fisiológicos independentes do efeito placebo. Há evidências suficientes do valor da acupuntura para expandir seu uso e encorajar mais estudos de sua fisiologia e potencial clínico (PALMEIRA, 1990).
A acupuntura é uma terapêutica sustentada por um sistema filosófico que, além do mais, nos faz entender o homem em si e no seu relacionamento com o meio ambiente e, por extensão com o Universo, o que torna o procedimento praticado na acupuntura o mais perfeito, correto e adequado. A aproximação das ciências ocidentais e das tradições orientais abre uma nova possibilidade, pois coloca, a serviço do homem, conhecimentos que podem ser utilizados para resolver ou aliviar o sofrimento humano, quer seja ele físico ou mental, independentemente do país, sistema político, raça ou região do planeta (SILVA, 2007).
A acupuntura é uma especialidade que foi desenvolvida na China há mais de cinco mil anos, e com o moxabustão, o qi gong e a fitoterapia, compõe a medicina tradicional chinesa, visa a prevenir e tratar as doenças através do equilíbrio das energias circulantes no corpo, pois se acredita que um organismo equilibrado não adoece. O equilíbrio é a chave da saúde, é preciso tê-lo quando em repouso ou durante exercícios, na dieta e nas atividades sexuais. Qualquer desarmonia contínua pode se tornar uma causa patológica.
CONCLUSÃO: A acupuntura trata além da bursite inúmeras doenças e alivia dores, pode ser usada também para prevenir o corpo de doenças, pois através dos pontos sistémicos aplicados com agulhas, estimula a energia do sistema imunológico, permitindo assim aumentar o tempo de bem-estar e saúde do indivíduo. Por tanto o equilíbrio da energia dos meridianos energéticos, impede o aparecimento das doenças no corpo. Hoje a acupuntura já pode contar com aparelhos de altatecnologia, usados para potencializar os tratamentos. Com os estudos feitos foi possível concluir que a acupuntura tem se mostrado muito eficiente para o tratamento de distúrbios do ombro e dores de origem muscular. Além disso, promove analgesia do próprio organismo sem provocar efeitos colaterais, podendo ser usada inúmeras vezes. A maioria dos pacientes responde satisfatoriamente ao tratamento.
A medicina chinesa tem como prioridade de tratamento o equilíbrio geral, ajuda o organismo no período de auto-equilíbrio e combate a bursite. Existem muitas terapias chinesas que podem ser usadas para tratar esta patologia, mais segundo os estudos acima citados a  acupuntura vem mostrando ótimos resultados e pode também ser associada com outras técnicas de tratamento como a fitoterapia chinesa, a ventosaterapia e o moxabustão, isso dependendo do diagnóstico aplica-se o melhor método.
A acupuntura geralmente é feita sobre o local onde está a dor, quando introduzida a agulha acontece o equilíbrio direto no nervo central, liberando a autodefesa que aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona imediatamente a melhora das dores e conseqüentemente a cura da inflamação e por outro lado ativa a circulação da bioenergia, ao combate da obstrução dos canais e dos colaterais, à dispersão do vento, à eliminação do frio e a drenagem da umidade. O período de tratamento varia de paciente para paciente, naqueles que tem um quadro agudo determina-se em torno de cinco sessões, dentro de um mês a saúde do paciente será restabelecida. Suprimir a inflamação do ombro é à base do tratamento com acupuntura, melhorando rapidamente os sintomas, sem agravar o quadro.
Por tanto com os estudos elaborados se pode comprovar a grande eficácia do tratamento com acupuntura para o tratamento dos distúrbios do ombro, principalmente a bursite que através da aplicação das agulhas estimulam-se os pontos locais, resultando na melhora das dores e desobstruindo os canais energéticos e permitindo a cura do paciente.

FONTE: http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/13/46_-_Tratamento_de_Bursite_no_ombro_com_Acupuntura.pdf


Agende uma avaliação e entenda como a acupuntura pode te ajudar como tratamento único ou associada a Fisioterapia e Osteopatia.

http://www.lembredeviver.com.br              Tel 11 4582 5745
Dores articulares, dores no ombro.
Lesões, a saber: estiramento, inflamação, fibroses, lesão incompleta ou completa do manguito rotador, associada ou não a degeneração articular.
A bursite que consiste na inflamação da bursa, pequena bolsa que permite o deslizamento de estruturas no ombro. 
Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/L5Kyd80C_mI

     htmlsig.com
Memento Vivere - Espaço Terapêuticospamementovivere@gmail.com / (11) 97026-6585 (11) 4582-5745
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e visite o nosso site
Av. Santo Ceolin nº 381 complemento 80, bairro dos Fernades, Jundiaí -SP
Facebook  Instagram  Youtube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário