quarta-feira, 5 de julho de 2017

Recursos da Fisioterapia

Muitos são os recursos hoje disponíveis ao Fisioterapeuta para tratar seus pacientes e a Osteopatia chega como sua mais recente opção de Especialização.

Tendo seus princípios baseados em conhecimentos profundos de anatomia, fisiologia e biomecânica humana e fundamentados na prática clínica e pesquisa científica a Osteopatia constitui-se num método de diagnóstico e tratamento altamente eficaz.

Todo processo de avaliação e conduta terapêutica visa restabelecer o equilíbrio corporal através de uma intervenção manual direta nos focos de bloqueio do corpo, pois desta forma o organismo tem condições de através de seus mecanismos de auto-regulação, promover a saúde.

A Osteopatia subdivide-se em :

Osteopatia Estrutural


É a osteopatia articular, é a parte responsável pelo aparelho músculo-esquelético e da postura, incide em toda a estrutura: osteotendinosa, muscular e fascial e que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano.

Indicada para: alterações da coluna vertebral como as protusões e hérnias discais, ciáticas, torcicolos, lombalgias agudas ou crônicas, vertigens, neuralgias cervicobraquiais; atuando também nas inflamações e dores dos membros como tendinites (LER/DORT), dor miofascial, bursites; problemas articulares gerais como entorses e traumas, e em todas as patologias que possuem caráter músculo-esquelético.



Osteopatia Postural

A Osteopatia Postural é a ciência do equilíbrio que estuda o Sistema Tônico Postural através de informações dos sistemas integradores como: os pés, os olhos, ouvido interno, a propriocepção, viscerocepção (Villeneuve). Ela também ensina a prestarem atenção nos distúrbios de oclusão, às cicatrizes nociceptivas que modificam o sistema postural.
Portanto, a Osteopatia Postural tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las afim de reprogramar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.

Osteopatia Visceral


É o ramo da Osteopatia que se ocupa do tratamento de órgãos e vísceras, melhorando a função deles. A indicação das manipulações sobre o sistema digestivo é principalmente liberar as aderências que podem dificultar a irrigação sanguínea dos mesmos, seqüelas de cirurgias, infecções e ptoses. Sobre a caixa torácica trabalha-se, principalmente, os órgão como o coração e pulmão, a mecânica respiratória, e as relações que esta, têm com a coluna dorsal e cervical.

Indicada para: hérnia de hiato; ptoses viscerais; asma brônquica; pneumonia; constipação intestinal e refluxo (inclusive em bebês); distúrbios hepatobiliares; alterações cardíacas; distúrbios renais; alterações do ciclo menstrual; síndrome pré-menstrual; alterações hormonais; queda da imunidade; patologias sistêmicas de origem visceral, entre outra

Osteopatia Crânio-sacral


É uma técnica sutil e manual para ajudar a detectar e corrigir os desequilíbrios do Sistema Sacro-cranial que podem ser a causa de disfunções intelectuais, motoras ou sensoriais.

Indicada para:cefaléias e enxaquecas; distúrbios visuais e auditivos; disfunções da articulação têmporo-mandibular (ATM); distúrbios de deglutição; alterações digestivas (pela inervação do nervo vago); alterações vestibulares; alergias; rinites e sinusites; otites; dores crônicas; torcicolo congênito em bebês, etc.

Osteopatia Informativa
O objetivo das técnicas são ajudar o paciente a mudar a sua percepção, e também ajudá-lo a passar por seus sintomas encontrando novamente a normotonia e a homeostase.
A Osteopatia Informativa está indicada para todas as doenças existentes, desde que tenham sido causadas por um conflito, que pode ser definido como algo brutal e inesperado e irá desencadear doenças como forma de manter a sobrevivência da espécie.
Agende uma avaliação e entenda pessoalmente como a Osteopatia pode te ajudar !
Memento Vivere Espaço Terapêutico
(11)4582-5745 (11)97026-6585 (11)4582-5745



http://www.lembredeviver.com.br Recursos hoje disponíveis ao Fisioterapeuta para tratar seus pacientes. Osteopatia constitui-se num método de diagnóstico e tratamento altamente eficaz. Conduta terapêutica visa restabelecer o equilíbrio corporal através de uma intervenção manual direta nos focos de bloqueio do corpo. Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/mwAGvoAhWQA

Nenhum comentário:

Postar um comentário