sexta-feira, 14 de julho de 2017

Osteopatia na Saúde da Mulher

Você conhece a osteopatia? Saiba como ela pode contribuir para a saúde da mulher

A osteopatia é um conceito de cuidados à saúde que correlaciona todo o sistema corporal, compreendendo assim, os fatores geradores de sintomas. No Brasil, é aplicada por fisioterapeutas especializados, que fazem uso de inúmeras técnicas manuais para o diagnóstico e tratamento de disfunções que sobrecarregam o sistema postural e biomecânico.
Nas mulheres, existem algumas condições muito comuns que podem ser tratadas pela abordagem osteopatica. As cólicas menstruais inúmeras vezes estão relacionadas a restrições da mobilidade pélvica, adaptações da coluna, espasmos e tensões musculares. Estes desajustes do corpo também podem levar a sintomas como dores de cabeça, que por vezes acompanham a TPM. O que a osteopatia faz, é reequilibrar o sistema corporal, relaxando os espasmos e reestabelecendo a mobilidade articular e tecidual geral. Assim, as estruturas e tecidos deixam de sobrecarregar uns aos outros e os sintomas são eliminados. Se o útero e as estruturas que se relacionam com ele tiverem sua mobilidade normal reestabelecida, as cólicas não ocorrerão.
Outra ocorrência muito frequente entre as mulheres é a dor lombar, que pode ser em decorrência de maus hábitos posturais no trabalho ou nas atividades físicas, noites mal dormidas, carregamento de peso excessivo, entre outras causas. O período menstrual, o período gestacional e pós-gestacional também podem gerar dor lombar. Nestes períodos o corpo passa por diversas modificações fisiológicas (normais), contudo pode haver adaptações posturais e biomecânicas (anormais) que dificultam as modificações naturais em andamento, sobrecarregando o corpo e gerando dor. A osteopatia busca eliminar as restrições, para que os processos fisiológicos sigam de maneira suave, inibindo os desconfortos e sintomas relacionados.
A mulher muitas vezes está exposta a ambientes e situações de estresse e tensão e, estes também são fatores que adaptam o corpo e a postura. Naturalmente, as terapias manuais oferecem tratamento para as repercussões físicas da tensão e do estresse, contudo sobre estes elementos é importante entender que a prevenção é o melhor caminho.
Então cuide do seu emocional, sorria, cative os bons amigos, tenha boas conversas... Busque saber mais sobre alimentação saudável, tomando cuidado com as falsas promessas e mitos que rodeiam este campo. Concentre-se mais na qualidade do que na quantidade de sua atividade física. Cuide de sua postura, não apenas seguindo dicas aleatórias, mas por meio do desenvolvimento de sua própria consciência corporal. Tenha estas boas atitudes, elas contribuem para a felicidade e, a felicidade com certeza traz saúde.
Não é normal viver em sofrimento, não é normal viver com dores e desconfortos. Agende uma avaliação com nosso Osteopata e verifique o quanto a Osteopatia pode te ajudar.
Memento Vivere
www.lembredeviver.com.br
(11)4582-5745 (11)97026-6585 (11)99707-4030

Texto de Dr. Vinicius Boldrin - Fisioterapeuta/Osteopata

http://www.lembredeviver.com.br ligue 11 4582 5745 As cólicas menstruais inúmeras vezes estão relacionadas a restrições da mobilidade pélvica, adaptações da coluna, espasmos e tensões musculares. Estes desajustes do corpo também podem levar a sintomas como dores de cabeça, que por vezes acompanham a TPM. O que a osteopatia faz, é reequilibrar o sistema corporal, relaxando os espasmos e reestabelecendo a mobilidade articular e tecidual geral. Assim, as estruturas e tecidos deixam de sobrecarregar uns aos outros e os sintomas são eliminados. Se o útero e as estruturas que se relacionam com ele tiverem sua mobilidade normal reestabelecida, as cólicas não ocorrerão. Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/c5L0wjTpL-A

Nenhum comentário:

Postar um comentário