quarta-feira, 7 de junho de 2017

  Fisioterapia Preventiva - Porque todo corredor deveria fazer

Isadora Martins
(educadora física)

Corredora apaixonada por corrida fala sobre Bruna Loschi.

Já faz um tempo que sempre falo sobre a importância da prevenção de lesões através de treinamento adequado, fortalecimento muscular e fisioterapia não só para tratar lesões mas para prevenir também. Esse ano eu descobri a Bruna. Conheço ela já tem um bom tempo, desde quando fazíamos faculdade, ela Fisio e eu Educa. E é de encher os olhos ver a grande profissional que ela se tornou. E estamos fazendo um trabalho de fisioterapia preventiva que tem me ajudado muito. Em Prudente essa ferramenta ainda não é muito adotada pelos nossos corredores. Então pedi a Bruna para que escrevesse um texto explicando todos os benefícios de adotar a Fisio preventiva como aliada aos nossos treinamentos. Vale a pena a leitura.

Bruna Loschi
(fisioterapeuta / osteopata)
"Sabe-se que, nos últimos anos, procurando combater os males de um cotidiano estressante e sedentário, houve um aumento significativo no número de praticantes de corrida de rua. A qualidade de vida e a atividade física sempre andam juntas, no entanto muitos praticantes de corrida de rua ao sentirem todos os benefícios que essa prática lhe proporciona, como a ação das endorfinas que ocasionam a elevação da autoconfiança e autoestima, passam a querer cada vez mais e mais essa sensação de bem estar e deixam de ser apenas praticantes de atividade física controlada e moderada, e tornam-se atletas amadores, com preparação e treinamento muitas vezes bem próximo ao de atletas de elite.

Porém, essa mistura de amadorismo com demandas de atletas profissionais e a busca por grandes resultados, novos recordes e desafios, levou à maior incidência de lesões esportivas para o praticante de corrida de rua. Entre as lesões mais comuns, podemos destacar: Tendinites/tendinopatias, fratura por estresse, canelite, fasceíte plantar, cãibras, estiramento muscular e lombalgias.

A rotina de treinos expõe o atleta a sobrecargas posturais, repetições de movimentos e a consequente aplicação de forças excessivas. Em meio a esse cenário, a Fisioterapia Desportiva desponta como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões.

Antigamente, o principal uso da fisioterapia era voltado para a área de reabilitação, que consiste em tratar uma lesão instalada. Atualmente, o foco se volta cada vez mais para os trabalhos preventivos, que têm o objetivo de evitar que os atletas sofram lesões e, desta forma, melhorem seu desempenho e rendimento.

Para realizar o trabalho de prevenção o fisioterapeuta irá detectar as disfunções individuais que poderão gerar lesões à curto, médio ou longo prazo, a partir das avaliações da postura estática e dinâmica, do tipo de pé e pisada, tipo da passada, das retrações musculares (flexibilidade), consciência e ativação das cadeias musculares estabilizadoras e dinâmicas, da cadeia respiratória, da propriocepção e do inquérito de morbidade (histórico de lesões do paciente).

Após minuciosa avaliação, os fisioterapeutas poderão utilizar de técnicas como alongamentos; soltura muscular e fáscial; terapias manuais como a osteopatia; crioterapia, termoterapia e eletroterapia; ativação e reequilíbrio das forças musculares; e muitas outras, para corrigir as disfunções, minimizar os déficits individuais e aperfeiçoar as qualidades existentes, para que seu corpo trabalhe da forma mais sincronizada possível.
Além dessa atuação, o fisioterapeuta é capacitado a orientar o atleta quanto a alongamentos específicos a se realizar e em que momentos do treino/prova/descanso realizar já que há importantes diferenças entre eles; em que momentos utilizar gelo e/ou quente para dores e recuperações; como melhorar a passada, diminuir gasto energético e o impacto nas articulações (juntamente com seu treinador); indicações de calçados mais adequados, e muito mais.

Atletas amadores, mas com anos de experiência, sabem a importância do trabalho preventivo que a fisioterapia pode realizar. Hoje esses atletas, quando traçam junto com seus treinadores novas metas e conquistas, automaticamente procuram a fisioterapia para inserção de programas de prevenção, evitando assim que toda periodização de treinamento e novos objetivos sejam perdidos em decorrência de uma lesão.

Correr é uma das atividades físicas mais completas, onde exercitamos corpo, coração e a mente. Lembre-se prevenir sempre será a melhor solução, não transforme prazer em dor/lesão. Procure a ajuda de uma equipe multidisciplinar com Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Médicos e Psicólogos. Esses profissionais em conjunto passarão todas as dicas necessárias para você conseguir todos seus objetivos esportivos com total segurança e principalmente saúde."


http://www.lembredeviver.com.br Fisioterapia Preventiva, orque todo corredor deveria fazer? Amador ou profissional todo corredor pode diminuir risco de lesão. A qualidade de vida e a atividade física sempre andam juntas. Entre as lesões mais comuns, podemos destacar: Tendinites/tendinopatias, fratura por estresse, canelite, fasceíte plantar, cãibras, estiramento muscular e lombalgias. Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/mJpYWfgIaR8

Nenhum comentário:

Postar um comentário