quinta-feira, 6 de abril de 2017

Por Camila Covas Ribeiro T.O.

Atuação do terapeuta ocupacional.

Um pouco sobre a prática do terapeuta ocupacional!
O foco do trabalho do terapeuta ocupacional está centrado, inicialmente, no conhecimento da vida cotidiana do sujeito, que por alguma razão, encontra-se impedido de realizar algumas atividades do seu dia a dia com independência e autonomia. A ação do terapeuta ocupacional visa, através de um cuidadoso processo de avaliação, identificar quais são os pontos da vida de cada pessoa que precisa de intervenções. É imprescindível conhecer toda a rotina de atividades da pessoa atendida e junto com ela, identificar e favorecer novas possibilidades e novas ações que retomem as suas potencialidades e habilidades. O terapeuta ocupacional favorece a organização do dia a dia do sujeito, cria novos espaços para a estruturação e reconstrução de ações, até então interrompidas ou não realizadas.
Através do planejamento e desenvolvimento de atividades (podendo ser atividades expressivas, artísticas, artesanais, laborais, as atividades da vida diária, entre outras), o terapeuta ocupacional  estabelece  um  espaço de saúde e expressão, onde o fazer é compartilhado e dessa forma, há o fortalecimento do vinculo e a abertura para a conquista de novos saberes e novas ações, sustentada pela relação terapêutica que  possibilita  um “atravessar”, um superar dificuldades e atingir os objetivos e a retomada de um novo projeto de vida.

Algumas especificidades:
- ATELIÊ DE MEMÓRIA- atendimento grupal ou individual que favorece importantes estímulos para a boa manutenção da memória, com vivencias práticas e cotidianas
-Trabalho de reabilitação psicossocial- casos de doença mental e doenças crônicas degenerativas( demências e Parkinson).
Trabalho também com pessoas com diagnósticos de doenças crônicas não degenerativas (hipertensão e diabetes)
- Trabalho de reabilitação para a realização das atividades da vida diária- laboratório de atividades da vida diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário